Sobre Nós

O centro de apoio e Educação Inclusiva através da Secretaria da Educação, dispõe de 02 instrutores de informática, 04 funcionários administrativo e  07 professores especializados, que dão atendimento a 131 alunos com deficiência visual (cegos e visão subnormal) com faixa etária de 03 a 60 anos oferecendo serviço de habilitação, reabilitação e inclusão dessas pessoas. 

 

O Centro é composto de 06 salas que funcionam da seguinte forma:

 

  • Sala  01

Funciona para atendimento de estimulação visual para as pessoas que tem baixa visão com o objetivo de desenvolver o máximo a sua eficiência no uso da visão residual através de auxílios ópticos (lupas, tele-lupas e lupas eletrônicas) não ópticos como: (cadernos de pauta ampliada, lápis 6 e 3B, guia de leitura, caneta de ponta porosa).

 

  • Sala 02.

 Funciona como apoio pedagógico aos alunos inclusos na rede regular de ensino, alfabetização Braille, Inglês, Espanhol, e conta com atendimento a educação infantil, contendo brinquedos adaptados como bolas com guizo, bonecas, jogos adaptados, números, livros de historia infantil em Braille e livros sensoriais

 

  • Sala 03.

Funciona o núcleo de produção Braille para produção de livros, provas e textos diversos em Braille e aulas de informática para os alunos através de: 11 computadores, 01 scanner, 01 impressora Braille e os programas de Dos Vox, Dox bury, NVDA,  Jaws.

 

  • Sala 04

Funciona a cozinha que também serve para realizar algumas atividades de AVD – atividades de vida diária como ensinar o aluno a  cozinhar, fazer sucos e servir-se de alimentos.

 

  • Sala 05

É um espaço onde são realizadas atividades de arte como: (papel reciclado), (violão e teclado, percussão). teatro, orientação de mobilidade, cursos, palestras, reuniões para comunidade.

Contamos ainda com um refeitório, 02 sanitários e uma secretaria onde é feito cadastramento , avaliação e encaminhamento dos alunos e familiares.

Nossos Usuários

Nessa seção você pode descrever os usuários típicos e o porquê de esse projeto ser importante para eles. É interessante motivar seus visitantes assim eles irão retornar ao seu site.

História do Projeto

 

Na cidade de Camaçarí pensou-se em iniciar o atendimento às pessoas com deficiência visual em 1989, ano em que uma professora do município ao concluir o curso de especialização na área, saiu a procura de pessoas com tal deficiência para dar atendimento, encontrando apenas duas com baixa visão. O atendimento veio acontecer mesmo em 1990 na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais)

Em 1994 as atividades passaram as acontecer na Sociedade Pestalozzi de Camaçarí. Em 1997, por questões políticas, os alunos foram transferidos para a escola Ilda Leal Ulm da Silva - CAIC , ano em que   foi fundada a Escola Especial , para atender a demanda de alunos com deficiência. Em 1999 foi inaugurada a Biblioteca Central conhecida como Jorge Amado, onde se implantou o Setor Braille.

No ano de 2006, foi criada e denominada unidade de ensino através da lei 763/2006 de 13 de dezembro de 2006, sancionada pelo prefeito Luis Caetano, a escola - Centro de Apoio e Educação Inclusiva, através da Secretaria de Educação do Município. Permaneceu o setor Braille apenas para atividade de pesquisa. O decreto de criação de escola contempla um serviço que existe a 17 anos tendo como diretora a professora Idma Conceição Ramos.